Visitas

sexta-feira, novembro 04, 2005

Relato de futebol muito muito longo como faz de conta aqueles a sério

A RDP África que estava ainda agora transmitindo alegremente uma kizombinha ondulante, interrompe-me tristemente o balançar ao passar à faixa seguinte de nome: relato de futebol. É o Sporting que está a jogar. E estou aqui a ouvindo há uns minutos. É a minha primeira vez desta coisa que tal. Será uma primeira daquelas que ao princípio custa um bocadinho mas nunca mais se esquece como se faz? ( falo de andar de bicicleta...)
« GOOOOOLLLooOOO DO SEPORTING !!
É um golo espectacular do coisa-que-tal-soares!
Aos sete minutos um golo do Sporting... »
São as palavras dos comentadores do relato falando também para África, para Timor, talvez para o Brasil. E o meu telefone de casa apita, é uma senhora que se enganou no número, e eu digo-lhe não faz mal, tenha uma boa noite. Eu sou do Sporting. O que não quer dizer nada, como confirmarão os que sabem os meus conhecimentos futebolísticos. Mas sou do Sporting - desde os 6 anos – e... pronto, estou contente com o resultado no marcador. No entanto tenho pena do União de Leiria, tem assim um nome tão bonito a fazer lembrar o povo unido.
« 20 minutos da primeira parte
Sporting um, marca o Beto, União de Leiria, zero »
Beto? Ah, ouvi mal.... e isto tem mais de uma primeira parte? (ehheeh, brincadeirinha). Vou dar uma voltinha plas minhas eternas arrumações e buscar mais uma Tagus ao frigorífico. Eu sei, eu sei... mas estava em promoção no supermercado. O árbitro anula um golo do União de Leiria. Ouvem-se os assobios do público no estádio de Alvalade. Os comentadores se pudessem também assobiavam, estão exaltados e dizem o Ricardo estava sentado dentro da baliza, e o árbitro auxiliar como não viu, e dizem falta de classe. Tenho ainda mais pena do União de Leiria. Perdoem-me os amigos sportinguistas, a GranMarta, o QZ e o Gimbras. Até o Jorge Coroado está a dar um livre ao Leiria, em jeito de arrependimento. Mas o Ricardo agarra. Tenho mais que fazer do que estar presa a um relato de futebol, mas apetece-me estar aqui suspensa destes ênfases de vozes na rádio. Lembro-me do meu avô sofrendo pelo Benfica, agarrado ao pequeno aparelho a pilhas e nós, eu a minha irmã, a protestarmos, e ele enfim a condescender agarrando o tronco cortado em que nos partia pacientemente os pinhões.
« GOOOOOLLLooOOO DO SEPORTING !!
Rogério encheu o pé!
Este lance deve estar contaminado com a gripe das aves.»
A piada calculo para o outro guarda-redes. SEPORTING !! Intervalo. A Tagus até tem gás. Segunda Parte.
« GOOOOOLLLooOOO DO LEIEIEIRIIIIIA !!
João Paulo teve tempo para tudo!... »
Livres e movimentos defensivos, cortes providenciais dizem eles e não sei quê e mais cortes, e o Sporting a jogar a meia distância. O tal da gripe das aves chama-se Fernando. Bola batida para o meio campo. Cabeceamento fora de jogo, cruzamento ao poste e não sei quê. E um golo fora de jogo. E outra vez o Coroado posto em causa ou não, os comentadores não têm tempo, já vêm outros livres. É um entra e sai de jogadores, os que treinaram substituem os que suaram. Final do jogo 2-1. Sou do Sporting - desde os 6 anos – e... pronto, estou contente com o resultado no marcador.
« Uma pequena fracção de segundo é suficiente para a morte do artista.»

8 comentários:

Rui Borges disse...

Ai os dias da rádio!
Apostei com um taxista de Sintra que o Sporting ganhava três-a-zero
agora olha...
tenho que lhe pagar a exorbitância de dois cafés...

Anónimo disse...

Bom regresso Gui. Isto foi mesmo uma espécie de serviço público. É que não tive oportunidade de ver o jogo e, pelo teu muito muito longo relato, já deu para perceber que foi uma animação. Viva o Sporting!!

Granmarta: teno de te dar razão em relação ao Paulo Bento. Passou ainda tão pouco tempo e já tenho tanto carinho por ele. Até já tenho vontade de lhe apertar as bochechas... com todo o respeito pelo mister, é claro.

St. Germain disse...

Mas isto agora anda td metido nesta coisa dos Blogs!!??

Já não se trabalha neste país!?
Já não se passeia!?
Já não se faz sala com apenas um café, só para estar com os amigos!?
Já não se apanha uma valente carraspana só porque sim!?

Tu quoque Gui!?

QZ disse...

não te preocupes ó Gui estes golos já aconteceram a todos os clubes...é uma pena quando os mosquitos da fruta envadem o campo!eehhe vivó Sportemmmmmmmmmmm

GranMarta disse...

Isto com paciência vamos lá... Spooooorting! Tantos e tantos relatos que eu já ouvi, e tanto que se sofre. E engraçado que ouço a mesma rádio...a não ser que o Jorge Coroado esteja em todas...

último! disse...

Granmarta não é com paciência é com colinhos ehehheheh

GranMarta disse...

não pode ser sempre para os mesmos...

Anónimo disse...

ó sergonov, tás metido no meio deles, sai mas é d'aí