Visitas

sexta-feira, janeiro 03, 2014

Terrores nocturnos

E pronto. Agora há monstros, fantasmas e sonhos maus. O Rodrigo está a passar a fase dos terrores nocturnos que muitas vezes passam ali para uma espécie de terrores matutinos e vespertinos, consoante lhe apetece. 

Tem pedido para dormir na nossa cama, mas temos sido irredutíveis, com prejuízo de várias horas de sono, porque depois, à vez, ficamos de vigia junto à cama dele, mãos dadas, perante um sono muito leve para que não lhe escape a nossa fuga, quarto fora, em direcção à porta, em apneia para o príncipe semi adormecido não nos reclamar de novo para junto dele. 

Nem sempre corre bem, o quarto é pequeno, mas de madrugada o caminho até à porta parece um corredor coooooomprido, cheio de obstáculos difíceis de ultrapassar no breu, como peças de lego e carrinhos. 

Até agora temos estado firmes nesta nossa decisão de ele não dormir na nossa cama. Nada contra com quem o faz, mas preferimos assim. Olheirentos mas determinados. Até quando? Não sei bem. Esta semana estive ali mesmo quase a ceder, mas mal senti o primeiro pé a espetar-se na minha barriga, levei-o para o quarto e fiquei lá com ele. 

Provavelmente é trauma de família. O meu sobrinho tem 12 anos e ainda dorme com os pais. 

De maneira que agora ando aí com leituras para pôr em dia. Leituras que me dêem várias visões sobre qual será a melhor forma de lidar com estes medos sem ter de andar feita zombie durante o dia. 

3 comentários:

M disse...

Li algures que funciona usar um "spray anti-monstros" :P
Pegas num daqueles frascos transparente com pulverizador (como isto: http://i00.i.aliimg.com/wsphoto/v0/649722792/50ML-spray-bottle-plastic-bottle-for-cosmetic-and-travel-little-bottle.jpg), enches com uma mistura de água e, por exemplo, algum corante ou perfume (para não ser notada facilmente a "trafulhice"). Depois, é só fazeres um pequeno rótulo (se ele for exigente) e está pronta a "poção".
Pulverizar na cama do menino, atrás das portas, dentro dos armários, etc (nos sítios críticos, entenda-se), e esperar por noite mais tranquilas para o teu filhote.
Espero que ajude
Boa sorte (:

Anette disse...

Obrigada M. Essa nunca tinha ouvido. Vou experimentar.

Juanna disse...

Ah sim, tenho uma amiga que fez isso com a filha e foi dando resultado até ela começar a dormir totalmente tranquila. Tenta, tenta :)