Visitas

quinta-feira, outubro 04, 2012

Obrigada

Obrigada a todos pelas dicas. De facto, estamos de acordo. A sesta nesta idade é fundamental. Para a semana irei expor o meu caso à direcção da escola. A educadora entretanto sugeriu colocar umas almofadas num canto da sala para ver se ele se queria deitar, autorizei que o fizesse mas sinceramente não estou a ver o Rodrigo a adormecer rodeado de meninos a brincar na sala. Vamos ver que resposta obtenho.

7 comentários:

Juanna disse...

Que panca, que paranóia, que parvoíce. Ponham os miúdos a descansar pelo menos 45 minutos, porra!

Mafaldix disse...

O meu filho faz sestas enormes (vai fazer 3 anos em Janeiro) e é isso que o faz recuperar as energias de tudo o que corre e salta. Se um dia não faz sesta fica cheio de sono, irritado e nem consegue disfrutar de nada. Na creche dele (IPSS) fazem sesta até aos 5 anos e eu acho isso fundamental para os ajudar a crescer. Espero que encontrem um solução, mas pô-lo um cantinas com todos a brincar à volta não me parece solução, mas pode ser que funcione. Boa sorte!

Anónimo disse...

A escola pública é muito boa porque não se paga e tal, mas depois tem destas pérolas... Não há sesta, quer as crianças precisem ou não, as educadoras só estão cinco horas por dia com as crianças, as auxiliares por vezes parecem desencantadas sabe Deus onde, e as férias são mais do que muitas... No entanto concordo consigo quando diz que há lá mais recursos para lidar com crianças com PEA.
Catarina

Catarina Roque disse...

Desculpe-me o comentário, visto que não sou mãe nem tampouco educadora. Mas sou filha de uma, uma excelente educadora com 30 anos em actividade no público. E pelas histórias que lhe ouço, de miúdos lindos com problemas (sejam PEA e outros) e sem eles e com vontade/necessidade de sestas e sem elas, que a oiço dizer que a escola não é para dormir. E tenho efectivamente de concordar com ela. A educadora não está apenas 5 horas com os miúdos e, mesmo que estivesse, seriam 5 horas em actividade e não em sestas.
Obviamente que o tempo com os pequenos é adaptado às suas necessidades e uma criança com necessidade de dormir terá de se habituar ao ritmo da turma. E desculpe-me uma vez mais o descaramento, mas 3 anitos já é mais que tempo de deixar a sesta ou de a deslocar para a altura em que chega a casa. E não se preocupe com essas coisas, de certeza que o seu filho está muito bem entregue.

Anónimo disse...

Não sou praticamente ninguém para opinar porque não sou mãe nem educadora nem algo que se pareça.
Mas tenho sobrinhos e mesmo que não tivesse acho que não faz sentido nenhum tirar sesta tenha que idade tiver, até eu as vezes gostava. A minha irmã é professora do 1ºciclo e quando apanha um primeiro ano tem meninos que dormem depois de almoço em cima da secretária e ela não os acorda, exactamente porque não faz sentido. Não vão ter rendimento de forma nenhuma, dormem a sestinha, daí a um tempo acordam por eles e já tem rendimento. Não é por esse bocadinho que vão perder uma coisa que os atrase. Segundo ela em algumas semanas apanham o ritmo e já não dormem.
Não nos podemos esquecer que são crianças, não vamos fazer das crianças adultos a força só porque queremos.
O que a chateia nos meninos do 1º ano não é dormirem mas sim chegarem a escola e não saberem coisas básicas como comer minimamente com talheres, apertar sapatos (melhor ou pior), esse tipo de coisas...
Deixem o rapaz dormir :)
Inês

Anónimo disse...

Ó Catarina Roque, então tenha primeiro os seus filhos e depois venha dizer que aos três anos eles não precisam nada de sestas (um dia antes de completarem os 3 anos ou um dia depois?)e que a escola não é para dormir!
Não conheço a sua mãezinha, mas conheço muitas escolas públicas e as crianças só estão 5 horas com as educadoras sim senhora. Se a sua mãe lá fica mais tempo então é de louvar e muito.
Catarina

Catarina Roque disse...

Desculpe Catarina mas penso que não há motivo para uma resposta azeda dessa forma.
Não vale a pena sequer tentar responder-lhe porque está mais que visível que não está aberta a mudar de ideias.