Visitas

quarta-feira, outubro 03, 2012

A culpa é do cocó

Estou com um problema que parece não ter solução. Passo a expor.
Na escola (pública) onde o Rodrigo anda não há cá sesta para ninguém. Os putos de quatro e cinco anos aguentam bem este andamento, o meu - o único de três anos na sala - anda derreado que dá dó. E não sei o que fazer ó mães, educadoras e gente com ideias que me lê. O problema? Um cocó que ele faz sempre ali por volta das sete da manhã e que faz com que acorde e não durma mais, desconfortável que fica até eu lhe mudar a fralda. Dormir a seguir mais uma horita (que dava) está quieto, porque na cabecita dele já é tempo é para brincar. Pois então, acorda às sete e meia, às nove está na escola e como é de calcular ali a seguir ao almoço fica cheio de sono. Eu vou buscá-lo às três e meia com ele já cheio de fome a pedir lanche. E essa é a prioridade. Chegar a casa e não chegar, comer e não comer, se o ponho a fazer a sesta, acaba por fazê-lo já pelas quatro e meia. Estão a acompanhar? Mesmo que o deixe dormir uma hora (menos é um crime e acorda super mal disposto), faz com que acorde às cinco e meia. Ou seja, nesse dia nunca adormece antes das onze, onze e meia da noite. Ora, com o cocó das sete da manhã, lá vai ele ainda com mais sono para a escola. Mesmo que o bendito cocozito só dê o ar da sua graça às oito (hora normal para o despertar), dormiu pouquíssimo. Nos últimos dias tenho optado por não pô-lo a dormir à tarde. Anda bem comigo durante a tarde, janta às oito e às oito e meia está na cama. Porque se deitou cedo, acorda às sete (com ou sem presente) e lá fica outra vez a cair de sono na escola a seguir ao almoço. Hoje a educadora até lhe tirou a febre por vê-lo tão paradito.
Para ajudar à festa, encontrei uma amiga minha aqui do concelho que optou por manter a filha dela na rede privada por ali fazerem sesta. O meu coração ainda se apertou mais. Opá, mas esta escola é mesmo boa para ele, nomeadamente em termos de apoio para as suas necessidades relacionadas com a perturbação no espectro do autismo. Também já pensei em mudar-lhe os cocós. Haverá maneira deste "despertador" tocar a outra hora?

14 comentários:

tummytuck disse...

Olá. Eu sou mãe de uma bebé de 17 meses muuuuito dorminhoca. Há sesta de manhã, à tarde e (se eu deixasse), antes do jantar. Não a posso deixar dormir a sesta antes do jantar, ou melhor, retirei-lha devagarinho nas férias, exatamente pelo mesmo motivo - dormir demasiado tarde e ter de acordar, no dia a seguir às 7h. Neste momento eu ainda tenho 2 sestas. Mas o seu filho não tem nenhuma. Sinceramente? Eu deixava-o dormir de tarde, porque é muito violento não descansar durante o dia. Ele ainda é um bebé. Dorme só 8 horas de noite? E depois? Se o que ele precisa é de fazer mais descansos durante o dia? A verdade é que, para nós, é uma maratona tê-los acordados tanto tempo e a moer a culpa de uma criança tão pequenina ainda estar acordada, mas... minha querida... considero pior ele não ter um interruptor. E acho uma vergonha as escolas públicas (por muito boas que sejam) retirarem a sesta a um bebé de 3 aninhos.

Helena disse...

Olá Anette
Felizmente no infantário da minha a sala dos 3-4 ainda faz a sesta, e sei que na sala dos 4-5 eles deixam alguns meninos fazerem sesta também, se estiverem com muito soninho.
Pra ter uma ideia:
A minha filha acorda às 8.00, entra no infantário às 8:45 com meia dúzia de pintarolas no estomago (uso como recompensa pra me conseguir despachar), toma lá o pequeno almoço às 9.15, almoça às 12.00 e às 13.30 vai dormir. Acorda por volta das 15.30. Vou buscá-la às 18.45 e só consigo deitá-la (sempre com uma boa dose de nervos à mistura) às 22.30 - 23.00!!!

Mas ao fim de semana é diferente: Acorda na mesma por volta das 8, vai tomando o pequeno almoço... almoçamos às 13.00, mas depois po-la na cama é dose... só vai lá prás 15.30 e acorda às +/- as 17.30...
À noite deito-a por volta de 23.00.
Se tivesse na sua situação e uma vez que ele é o mais pequenino ia insistir MUITO que o deixassem fazer sesta após o almoço, nem que o pusessem com os meninos da salinha dos 2 anos.
Se fosse mesmo impossível, quando o fosse buscar levava-lhe logo um lanche possível de comer no carro (se sujar limpa-se) e logo que chegasse a casa metia-o na cama...
Não acho mau acordar às 17.30 - 18.00 e ir prá cama às 23.00! Acho que para eles é melhor que dormir um só sono!
bjs

Anónimo disse...

Sou uma leitora assídua e nunca comentei, mas hoje e por partilhar o problema da sesta, resolvi deixar a minha humilde opinião.

Tenho um filho com 3 anos e emigrámos para o Reino Unido, há 8 meses, ele está na creche e aqui também não têm por hábito as crianças fazerem sestas à tarde! Foi dramático os primeiros dias, ficava cansado, birrento. Aconselharam-me a deitá-lo bastante mais cedo, dado que acorda também por volta das 7h30, 8h da manhã.
Assim, às 19h está de banho tomado, jantamos todos às 19h30 e por volta das 20h, mais tardar está na cama a dormir o sono dos justos.
Claro que ao fim de almoço há sempre uma quebra, mas agora tem conseguido chegar ao fim do dia mais calmo.
Espero ter ajudado!
Um grande beijinho e continue com a força que sempre tem demonstrado!
Elisabete

Anónimo disse...

O meu filho com 3 anos dormia a sesta muito cedo no colegio. acordava pelas 14h30. mesmo acordando tão cedo, nunca conseguia adormecer antes das 23h. Bem que o deitava mas levantava-se varias vezes e pelas 23h lá adormecia. Aos 4 anos deixou de fazer a sesta e ahhhhhhhh! qua maravilha! Chegava ao final do dia todo roto mas comecei a deita lo mais cedo ainda. No final da semana pelas 20h30 já estava na cama e sem refilar. Claro que como o pai chega tarde havia dias que só o via pela manhã mas ganhámos muita qualidade de vida!!!! Todos! Mesmo ele que passou a dormir 10h seguidas! Por vezes, a caminho de casa adormecia no carro mas nem isso interferiu com a soneca à noite. Quero com isto dizer te que muito provavelmente ele vai deitar se demasiado tarde mesmo que durma sesta cedo na escola.

Anónimo disse...

Na sala não há um tapete onde costumam ler as histórias? O meu filho com 4 anos já não dorme sesta mas tem colegas que pedem para dormir no dito tapete e a educadora deixa. Parece que todos os dias há 3 ou 4 meninos que se deitam lá a dormir. É meio improvisado mas se ele conseguisse dormir...

manue disse...

o que eu faria é:
deixá-lo lanchar na escola, e levá-lo logo imediatamente a seguir ao lanche, dar um passeio de carro ou de carrinho, para ele dormir uma sestinha de 40m/50 minutos.

Helena disse...

O que a Elisabete descreve eu tentei fazer nas férias mas não resultou:
- não dormia sesta e punha-a na cama às 20h... só que a "gaija" em vez de dormir até ao outro dia não - acordava às 4-5 da manhã fresca como uma alface e pronta prá festa!!!

Anónimo disse...

Boa tarde Anette,

Como está?

O meu nome é Vanessa Nunes e trabalho na Agência de Comunicação Hill+Knowlton Strategies, estando a comunicação dos Hotéis Real a nosso cargo.

Os Hotéis Real irão ter uma acção no próximo dia 14 de Outubro, Domingo, no Hotel Real Palácio, em Lisboa. Será uma acção dedicada aos mais novos, onde teremos um espaço exclusivamente para eles, onde poderão aproveitar o final da manhã de Domingo para brincar; participar num workshop de culinária e desenvolver várias actividades lúdicas. Tudo isto será realizado sob a supervisão de um responsável e/ou em conjunto com o familiar.

Gostaria de saber se estaria interessada em marcar presença nesta iniciativa com o seu filho. Por agora, é apenas para termos uma ideia do número de pessoas.

Se demonstrar interesse e disponibilidade, para a semana reencaminhar-lhe-ia o convite oficial com a informação mais detalhada sobre esta iniciativa. E neste sentido também lhe pergunto se tem um contacto mais directo para a informação ser reencaminhada mais facilmente.


Obrigada pela atenção e aguardo a sua resposta.


Com os melhores cumprimentos,

Vanessa Nunes - vanessa.nunes@hkstrategies.com

Anónimo disse...

Nunca comentei mas hoje tem que ser: acho criminoso não deixarem crianças de 3,4,5 anos dormir!Sono é saúde!Pode até haver meninos que precisam de menos horas, outros de mais tempo, mas não dormir parece-me a tortura do sono, o que fará isso ao sistema nervoso em formação?... Aguentá-los? Não faz sentido, temos que os criar e dar-lhes as melhores condições para crescer. A sesta retempera. Na escola do meu filho começam às 13/.30 e normalmente dormem 1h, 1h e meia.Os meninos ingleses estão expostos a um ambiente muito mais sombrio e vão para a cama às 19/.30 até às 07.30. Eu batia-me pela sesta. Que lhe digam porque não... Normalmente é por questões de logística ou de falta de pessoal, ou questões menores que o interesse das crianças. Se for uma opção pedagógica peça-lhe que lhe seja justificada.

EIMV disse...

Sinceramente acho que as creches que não permitem que as crianças até aos 5 anos durmam sesta, são creches que não respeitam as necessidades das crianças. Há pouco tempo li um livro de um pediatra (Mário Cordeiro - "O grande livro dos medos e das birras") que é dessa mesmissíma opinião.
Portanto acho que o problema não está no tal cocó...

Juanna disse...

Credo...como as coisas mudaram. Eu dormi sesta até última ano da infantil e lembro-me perfeitamente de adorar adormecer naquela sala cheia de caminhas pequenas e acordar 1 hora depois cheia de energia. A minha filha pequena dorme a sesta das 15 às 16, ainda bem. Mas aqui em Madrid também há uma catrefada de paranóias, tipo: ao entrar na infantil já não é permitido usar fraldas e chupetas (a minha filha só fez 3 anos há 4 dias), têm de saber usar a sanita e limpar o rabo sozinhos! Têm de saber vestir o casaco, comer e tirar/calçar sapatos sozinhos, entre outras. Acho bem que os estimulem mas atenção, isto que eu disse são coisas que eles TÊM de saber fazer AO ENTRAR para a infantil. Incrível como querem pequenos adultos em vez de lindas crianças.

Anónimo disse...

O problema das escolas públicas é mesmo esse, deixa de haver sesta porque também saem mais cedo. O meu piolho (2 anos e meio) acorda todos dos dias entre as 7h e 7h30, as vezes às 6h30 e nada o faz voltar a adormecer, dicas também eu queria. Quanto à sesta, eu optaria por deixa-lo dormir quando chegasse a casa, mesmo que dormisse até à hora de jantar, é sempre melhor que ele não dormir e depois deita-lo um pouco mais tarde. até pode ser que depois ele acorde mais tarde.
Carla

Anónimo disse...

O meu filho deixou de dormir a sesta mal fez 3 anos ( julho) porque se a dormisse só o conseguia deitar depois das 23h. Na sala dos 3 anos ainda fazem a sesta, o meu era dos poucos que a nao fazia. Com 3 e 4 anos deitava-se às 20h30 para acordar às 8h. Eram quse 12h de sono! As vezes acontecia ir busca-ló as 18h e ele adormecia no carro. Acordava com fome, bebia um biberão de leite na cama e voltava a ferrar ate ao dia seguinte.
Para mim foi a solucao ideal contra noites muito mal dormidas até aos 3 anos...
Pode ser que ele consiga adormecer na sala. Se nao a solucao é mesmo ir para a cama muito mais cedo. Com o tempo passa a dormir seguido ate de manha.

Unknown disse...

Ola!!! Pois a minha pequena que s´´o faz 3 anos em Novembro mas que ja anda na pre-escola tem o mesmo problema. Ou seja, la nao dormem a folga mas elas tem la um cantinho com um colchao para ela dormir e ate ja levei uma almofada para ela estar mais confortavel. Ela e uma menina que dorme pouco durante a noite dorme no maximo 8h e e uma boa noite de sono. Infelizmente as 6h tenho que a levantar para a ir deixar a da avo por isso o sono e quase sempre interrompido porque aproveito para a por a fazer xixi. No caso dela se ela nao dormir na creche eu deixo ela dormir um bocadinho em casa, porque mesmo que acorde mal disposta logo lhe passa. mas cada situaçao e diferente. Obrigada