Visitas

quarta-feira, julho 18, 2012

Eu bem que queria descentralizar...

Sempre disse que quando tivesse um filho não quereria ser eu a fazer tudo e que iria delegar metade das tarefas ao pai. A verdade é que dou por mim a centralizar a maioria das rotinas relacionadas com o Rodrigo e sinto-me bem com isso. Como é que eu hei de dizer isto sem chocar o público masculino? Hum... O Zé é muito prestável, atencioso e gosta de ajudar, mas caramba, os homens são muito lentos e não pensam muito para a frente. Todos os minutos são importantes e se não se é prático... está-se a perder uma vida inteira. Ou seja, acabo eu por mudar fraldas, dar banho, comida e adormecer, porque faço tudo isso de olhos fechados, ganhando tempo precioso. Posso dar alguns exemplos:
- para mudar a fralda ao Rodrigo o Zé tira-lhe os sapatos, as meias, as calças, tudo! Gasta metade de um pacote de toalhetes por causa de um inofensivo cocó e demora horas nesta operação, com o miúdo, que já não é muito cooperativo, a passar-se por estar a perder tanto tempo de brincadeira.
- se para mudar a fralda o pai faz isto, podem imaginar no banho. Mas aqui nem é apenas o tempo que demora, mas também o facto de enfiar o miúdo na banheira sem deixar nada preparado. Ora eu, que supostamente estava no meu período de relax, tenho de andar ali tipo moça de recados a ouvir: "trazes-me a toalha? Sabes do par desta meia? Em que gaveta arrumas os pijamas?". Argh!
- para dar de comer vai buscar sempre uma colher muito grande que nem cabe na boca do Rodrigo, ou muito pequena que está para ali a dar comida durante três horas, e a cada colherada agarra no guardanapo para lhe limpar a boca.
- quase na hora de deitar o Zé entende que aquela é a melhor altura para estimular o miúdo com risadas e brincadeiras histéricas e é rara a noite em que a polícia, eu, não tem de dizer "opá ó Zé pára com isso, estás a excitá-lo, quero ver se ele fica molinho". Depois lá vou eu embalá-lo, porque mais uma vez acho que o faço mais rápido.

Sou horrível não sou? Epá, mas há coisas que prefiro ser eu a fazer por ser mesmo mais rápida. O Zé acaba por ajudar-me em outras coisas e não é por mudar menos fraldas ou dar menos banhos que gostam mais ou menos um do outro. Eu sei, eu é que me lixo não é? Mas não quero saber, quando preciso também vou à minha vida e lá ficam os dois, com o Zé a fazer tudo à maneira dele, mas sem me enervar, porque não estou lá. Verdade seja dita, nesses dias o miúdo deita-se às tantas porque não há quem recorde ao pai que antes de dormir as brincadeiras devem ser brandas, mas tem sempre o rabinho imaculado, a fralda direitinha, a boca a reluzir, o risco ao lado irrepreensível e as unhas dos pés cortadas.

12 comentários:

Anónimo disse...

Como te compreendo. A minha situação preferida é a do duche que o husband dá à cria, para ser mais rápido(imposição minha, claro) e invariavelmente poe a tampa no ralo. O puto quase que se afoga porque demora o tempo de um banho de imersão mas com o chuveiro sempre ligado e a banheira quase transborda.

Maria Eugênia disse...

Não, você não é nada má, ou então somos todas,porque entre amigas sempre fazemos as mesmas queixas dos maridos.
E claro, é mais fácil mesmo fazer do que assitir essa falta de praticidade.E sim, o tempo é precioso, principalmente a noite, quando queremos finalizar um dia.
Meu marido e minha filha tinham um ritual de brincadeiras, uma delas ( depois das dez da noite) ERA ¨brincar às cosquinhas¨- claro que coloquei um fim nessa atividade durante os dias da semana, ainda mais agora que eles fazem praia na escola e acordam já cansados!
Gosto muito de ler seu blog.

Ana disse...

Eu compreendo-a muito bem pois já passei pelo mesmo.
Tenho 3 filhas e sempre fiz tudo sozinha exactamente pelos mesmos motivos.
Conclusão: uma grande hernia discal á qual fui agora operada, e um cansaço geral que parece que tenho pelo menos mais 20 anos em cima.
Nao compensa o facto de sabermos fazer melhor as coisas, se fosse hoje fazia tudo diferente, pois se nós aprendemos á nossa custa qual a melhor maneira de fazer as coisas, e eles também acabam por aprender.
O seu marido se tiver de mudar 10 fraldas por dia, se tiver de lhe dar banho todos os dias, de lhe dar de comer 3 ou 4 vezes por dia ou de o adormecer 2 vezes por dia, vai ver como ele descobre qual o melhor método de o fazer, pois nao é que eles nao saibam, apenas nao lhes damos tempo para aprender.
E sim também acho que lhes dá muito jeito esta coisa de nós pensarmos que eles nao conseguem dar conta do recado.
Beijinhos para si

Anette disse...

Estou a ver que não sou a única! Já não está mau. E sim, sei que os pais se tivessem mesmo de fazer todas estas coisas muitas vezes haviam também de se tornar mais práticos.

celia disse...

O ue me ri com este post de hoje, la em casa tenho um piolho com 10 meses, e passa-se exctamente o mesmo, para não me enervar e deixar o marido fazer tudo só mesmo em alturas que ficam os dois ou os 3 que tenho uma princesa de 8 anos, sozinhos, mas claro qd chego a casa tenho trabalho a dobrar mas o bebe ta feliz da vida e todo limpinho, :-).
Beijinhos
Celia

Anette disse...

Célia, temos de formar um clube.

Juanna disse...

AH AH AH AH AH O meu Zé é igualzinho! E cozinhar para nós? Acabamos sempre por comer esparguete com brócolos ou bife com arroz, mais nada, ai que risota me deste agora.

yummymummy disse...

Olá sou novas nestas andanças de blogues. Tenho um recente que podes seguir também. tenho dois filhotes um com 8 anos, o João, e a Bea com 6 meses, e comigo é exactamente a mesma coisa...como o marido gosta de cozinhar, acaba por ajudar na cozinha quando está pra aí virado...eu também prefiro fazer tudo senão ando sempre uma pilha de nervos...LOL
http://yummyvsmummy.blogspot.pt

yummymummy disse...

o blogue (mesmo se vê que isto é novo pra mim lOl) é
http://www.yummyvsmummy.blogspot.pt

Anónimo disse...

É tudo isto sem tirar nem pôr. E eu que disse ontem ao meu marido que queria ir ver o espectaculo do Herman José ( hoje qui na Figueira da Foz) e que ele como não aprecia iria ficar com os meninos, 7 e 1 ano. O ar atrapalhado e indignado do pai " E para os pôr a dormir? Como é que vai ser? Amanhã entro ás 8?!" E...???
Não há condições!!
Felicidade
Sandra Caldeira

tota disse...

Sofro do mesmo. Ou melhor, sofria, porque agora já consigo "desligar" um bocadinho e deixá-lo a fazer as coisas à sua maneira... mais ou menos. Também sou apelidade de generala ou polícia! :)

Patty disse...

Pois eu concordo com a Ana.
Eles só fazem as coisas menos bem porque as respectivas mulheres não lhes dão tempo nem espaço para aprenderem.
E porque, não percebo muito bem porquê, existem muitas mulheres gostam de pensar que fazer as tarefas caseiras as torna 'mais mulheres', 'melhores mães', e não estão nada interessadas que os maridos entrem nesse seu território.
Até se podem queixar às amigas, mas mal o marido tenta fazer algo, dizem logo que não é nada assim que deve ser, e que ela o faz muito melhor...
A divisão de tarefas, cá em casa, é natural e funciona bem. Felizmente!