Visitas

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Coisas difíceis de ouvir

Já antes havia sido dito aos meus pais. Hoje fui eu que ouvi. Quando cheguei à escola para buscar o meu filho, a educadora e a terapeuta da fala conversaram comigo por causa do congestionamento nasal do Rodrigo, que é muito constante. Nesse contexto, alertaram: "Ele cheira muito mal mãe", disseram. Fogo, que cena. Eu sei. Quando está mais constipado o Rodrigo fica mesmo com mau hálito, mas eu já questionei a otorrino dele por causa disso e ela disse-me que isso era normal nos miúdos que andam sempre com muitas ranhocas e inflamações no nariz. Que é o caso. Mas hoje, perante aquela chamada de atenção, começo a ver que, afinal, não será assim tão normal. A educadora, por exemplo, trabalha há anos com miúdos. Será que apenas o meu fica com aquele cheiro? Estão a ver aquele odor a febre nos miúdos? Pois o meu tem muitas vezes. Que aborrecido para ele, não? Quero que ele seja cheiroso, tadinho. É que mais um ano e os putos começam na onda das alcunhas e lá fico com o "doninha" a entrar triste em casa. Eu farto-me de pôr soro no nariz, todas as noites toma uma colher de sopa de Zyertc por indicação médica e muitas vezes leva ainda com as gotas de neo-sineferina. Caramba! Mais não posso fazer. De qualquer forma vou aguardar os exames que ele fez agora no otorrino e marcar uma consulta com a pediatra, para ver o que ela aconselha. Já agora, halls ou smints para crianças de três anos, há?

8 comentários:

Sara disse...

Há maneiras e maneiras de dizer as coisas e essa com certeza não é nada adequada. As pessoas por vezes não têm mesmo tacto.

Juanna disse...

Pode ser da língua (e aí é esfregar bem quando se lavam os dentes) ou pode ser do estômago, e aí é falar com quem entende do assunto, não?

Anónimo disse...

tem cuidado com o soro no nariz, porque está tudo ligado e os ouvidos não gostam de líquidos.
Isto não é 1 crítica nem uma receita (naõ sou médica, nem na área da saude) mas 1 prima minha fazia isso à filha e o médico disse-lhe para se deixar de soros porque isso estava a afectar os ouvidos da criança.
Ana

Anita disse...

O meu filho fez 3 anos em janeiro e também é seguido em otorrino. Esse cheiro, arriscaria dizer que é dos adenoides. O meu filho fazia frequentemente infecções que começavam no nariz e se extendiam á garganta, ou menos frequentemente aos ouvidos. O soro é bom, e julgo que é por isso que o meu filho evita as otites, mas é importante fazer na posição correta, com a criança deitada de lado. O ranho a acumular-se nas fossas nasais faz bem pior aos ouvidos do que o soro! O meu já se assoa, mas eu não dispenso o soro quando ele está pior.
O meu filhote fez um tratamento receitado pelo otorrino, com um spray à base de corticoides, durante 2 meses. Notamos uma grande melhoria, mais tempo sem ranhocas, e muito menos infecções a precisarem de antibiotico.

Beijinhos e as melhoras.

Unknown disse...

Seja como for, há outra forma de se dizer as coisas...bj

Anónimo disse...

Soro todos os dias ao deitar, mas é mesmo apertar o frasco :). O pediatra sempre disse para pôr soro e a minha tem se aguentado porreirinha. Também toma o ribomunyl em Set, Out e Nov (8 dias de cada mês). Passa bem o Inverno. Mas também pode ter a ver com os adenóides. Bjs. Maria_S

Anónimo disse...

O meu filho tem a mesma idade do Rodrigo (é de Setembro) e o maior problema dele á a tosse e a falta de ar, mas tem um primo 3 anos + velho que tinha (aos 3 anos) exactamente os mesmos sintomas, estava constantemente congestionado, sempre a fazer soro e Zirtec e começamos a reparar que parecia ouvir mal e pronunciava mal algumas palavras. Foi ao otirrino e de facto ouvia mal porque tinha também os ouvidos congestionados e também tinha um álito terrivel de manha e depois da sesta. Começou por fazer um tratamento com antibiótico e pulmicort nasal, depois aos 4 anos acabou por ser operado e ficou novo! Ficou muito melhor, raramente fica congestionado e passou o problema dos maus cheiros. O médico dele é o Dr Victor Gouveia, Clinica Soerad de Torres Vedras, tem acordo com todos os seguros.
As melhoras.
Tânia

Anónimo disse...

Nariz sempre entupido com ranhocas verdes pode ser sintoma de varias coisas, entre elas alergias e adenoides.
Se já foi ao otorrino ele deve ter detectado o que se passava. Comigo foi assim, logo na primeira consulta o otorrino disse que ela tinha as com cerca de 3 anos e meio de idade, as adenoides estavam enormes, os ouvidos tapados (fruto das sucessivas otites e infecções) e aconselhou a ir a um alergologista. E tudo se comprovou! Actualmente, passados dois anos e alguma medicação (porque os medicamentos são nossos amigos) está optima e não foi preciso operação (também quer o alergologista quer o otorrino eram contra.
MariaL