Visitas

sexta-feira, junho 06, 2014

O Rodrigo a caminho dos cinco

Parece mentira. Quem me acompanha neste blogue desde a grande odisseia que foi a minha gravidez, deverá como eu pensar que "irra, já passaram cinco anos desde que o Rodrigo nasceu!".

Tem sido um caminho feliz mas com momentos muito difíceis e angustiantes pelo meio. Para quem só agora me lê, tive uma gravidez de gémeos muito complicada, que terminou às 27 semanas, com os dois bebés a nascerem, mas só com um a sobreviver. Após mais de dois meses e meio internado, o Rodrigo veio finalmente para casa, mas não foi preciso muito mais tempo para percebermos que era um menino diferente. De um dia para o outro deixou de andar, falar e iniciou uma série de estereotipias e obsessões.

Diagnosticado precocemente com Perturbação no Espectro do Autismo, iniciámos uma dura batalha para reverter essa situação. Entre muitos apoios, muita estimulação, muitas salas de hospital, muitos gritos, choros e noites em branco, começámos aos 3 anos a ver a luz ao fundo do túnel.

Hoje, a dias de completar 5 anos, o Rodrigo é uma criança muito parecida com as outras da sua idade. De momento, trabalhamos apenas a sua independência, agressividade e relação com os outros. Finalmente, sinto que respiro de alívio, apesar de ainda sentir nele algumas dificuldades. Os degraus que subiu, os patamares que alcançou, fazem-me acreditar que conseguirá chegar ainda muito mais longe.

Aos médicos que fizeram com que ele sobrevivesse, às técnicas que insistiram com ele com as mesmas brincadeiras, às pediatras que nos têm mostrado o caminho certo, às educadoras que com ele têm trabalhado, às psicólogas, terapeutas, aos meus pais, aos meus sogros, à restante família e amigos incansáveis que nunca deixaram de acreditar e ajudar como podiam, o meu agradecimento e do Zé. Sem vocês, este milagre não tinha acontecido.

E para ti meu filho, parabéns. Tu és a verdadeira alavanca para nos termos empenhado tanto.

E se por um lado fico feliz por estares crescido e começares a perceber o que se passa em teu redor, por outro parte-me o coração saber que é esse teu desenvolvimento tão desejado que permite que te vás igualmente apercebendo que ainda tens alguma coisa a separar-te dos teus pares.

À noite, na cama, dizes-me que estás triste porque não brincam contigo na escola. Pois é, não brincam porque nas escondidas não te escondes, na apanhada não foges, no jogo do silêncio não te calas e no stop não congelas. Mas não tardará muito em entenderes como se fazem essas brincadeiras. É uma questão de dias, acredita Rodrigo. Hoje já estiveste fantástico a brincar ao quarto escuro comigo. Em duas das vezes, mal te ouvi respirar. Boa!

Um obrigada também à positiva força que foi sendo deixada nos comentários deste espaço. Não imaginam as vezes que vos li e reli em busca de motivação para continuar este caminho... caminhando.

6 comentários:

David disse...

Parabens ao Rodrigo e á Mãmã.força.bjs.David

Anette disse...

Obrigada David. Beijinhos

Mariana disse...

Oh... Já chorei!!

Juanna disse...

Parabéns Rodrigo. Estou contente por vocês. :)

SN disse...

Muitos parabéns!

Pipa disse...

Tão bonito que até me comovi. Vai ver que o Rodrigo vai ser um menino sociável como todos os amigos. Só demora mais um tempinho!! Sabe que os bebes prematuros tiveram um início traumático. Eles não se lembram,claro, mas um dia pode refletir-se no comportamento. Não tarda está-lhe a pedir para sair à noite :)
beijos