Visitas

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Pôr o lixo

Para quando uma portinhola nas nossas cozinhas em que despejamos para lá o saco do lixo e pronto, não pensamos mais no assunto? Para quando uma solução na lógica do que faz o autoclismo que acabe de uma vez por todas com o irritante e nojento saquinho do lixo à espera que alguém lhe pegue?
É que levar o lixo à rua nunca dá jeito. Ou porque já vamos todos arranjadinhos e não queremos ficar com as mãos a cheirar a atum; ou porque já levamos o casaco numa mão, a mala na outra e o lixo não dá propriamente para levar na boca como fazemos com as chaves do carro; ou porque está a chover; ou porque ele à noite leva; ou porque blá blá. Enfim, há sempre mil e uma razões para o saco mal cheiroso demorar em seguir o seu destino. E fica ali pela cozinha, dias (poucos, para não parecer mal), de asas caídas, a ganhar cada vez mais decadência, a perder a frescura própria do lixo acabado de fazer.
Acredito mesmo que em cada doce lar a discussão de quem é a vez de levar o lixo à rua se torne muitas vezes num braço de ferro sem fim. Ah, e com a eterna argumentação “eh pá, desta vez vai lá tu que o último saco fui eu que o levei”. O que é mais irritante é que esses últimos sacos perdem validade num piscar de olhos. Eu não sei se é só cá em casa, mas fabrica-se lixo que é uma coisa de doidos. Ainda estamos a bater as palminhas porque o próximo saco cabe-lhe a ele e já estão dois nojentinhos a abarrotar de cascas de batata e espinhas de peixe à espera de ser atendidos no nosso guichet. Porra, já?!
Há outras tarefas domésticas igualmente chatas, mas caramba, para nos livrarmos dessas temos sempre o velho recurso de contratar uma empresa. Limpam-nos o pó numa manhã, passam-nos a roupinha toda a ferro e ainda a trazem a casa à hora marcada. Agora, que eu saiba, não se pode fazer um telefonema para nos irem pôr o lixo, se faz favor. Não se pede a um amigo que está a ir embora depois de uma visita “leva-me isto lá abaixo, o caixote fica na esquina no lado direito”.
Sim, porque depois é isto. Os caixotes onde deitamos o nosso lixo ficam sempre longe, longe. Aliás, confesso que algumas vezes enfio o meu rabo preguiçoso no carro e com ele o saco do lixo. Paro perto do contentor e lá vai bogalho que o próximo é dele. Mas esta solução também não é boa. Voltamos ao volante com a sensação de mão peganhenta e serão ainda precisos alguns quilómetros de vidro aberto para sair o cheiro das cascas de queijo e banana misturados com as magnólias do campo próprias dos sacos de lixo perfumados.
Uma coisa é certa. Já não sei quem levou o último, mas o saco que está ali na cozinha fechado e pronto a ir para outro lado não me vai calhar na rifa porque, hummm, deixa ver, hummm, porque está frio e não me quero constipar e porque depois pode fazer mal ao bebé, oh pá, vai lá tu. Amo-te.

6 comentários:

Genitrix disse...

LOLLLL
Belo texto :) :)
Cá em casa por acaso vai-se dividindo, mas na maioria ele é que leva, como não gosta que vá a noite passear a cadela eu digo sempre olha já que vais a rua, leva o lixo lollll
Mas de vez em quando levo para não parecer mal.

Olha quando o miudo for maaaaaais crescido, fica uma tarefa dele lollll
Boa?

Anónimo disse...

Na minha casa é o mesmo. Como fazemos a separação de embalagens, vidro e cartões e papel, temos sempre mais para levarmos para a rua. É que mal nos livramos de um saco, já temos outro a encher.

Helena

Maria_S disse...

Mas não tem um caixote à porta da sua casa? Eu nisso tenho sorte, moro num r/c e sem vizinhos por cima ou por baixo. Abro a porta estico o braço, abro o caixote e lá vai ele.

gralha disse...

Os prédios novos têm conduta de lixo, alguns até com separadores para reciclagem (no Parque das Nações, por exemplo). É uma das vantagens dos prédios urbanos em relação às casas.

Anónimo disse...

O meu prédio tem 25 anos e tem conduta!
Muito bom, confesso. Bastante abrir a porta de casa e despejar o saco na conduta.

lolita disse...

Cá em casa é o mesmo, e depois muitas vezes o Sr Saco do Lixo Malcheiroso fica esquecido mais um diazito na mala do carro para apurar...Blaaaghhh